sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma reflexão necessária

A IMPORTÂNCIA DO CONGREGAR 



“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb. 10.25). “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família da fé” (Ef. 2.19). 



Você é chamado para participar, não somente crer. Embora seu relacionamento com Cristo seja pessoal, Deus nunca quis que fosse particular. Não existe “cristão autônomo”. Seguir a Cristo inclui integrar, não apenas acreditar: somos membros do corpo de Cristo – a Igreja. Para o Apóstolo Paulo, ser “membro” da Igreja significava ser um órgão vital de um corpo vivo, parte indispensável e interconectada (Rm. 12.4,5 e 1 Co. 12.12-27). 

O mesmo ocorre com você como parte do corpo de Cristo. Você foi criado para uma função específica, mas irá perder esse propósito maravilhoso se deixar de congregar por um motivo ou outro. Essa figura é muito clara: se um órgão é de alguma forma desligado do corpo, ele murcha e morre. Ele não pode existir por si mesmo, nem você (Ef. 4.16). É por isso, que o primeiro sintoma de declínio espiritual é normalmente o comparecimento irregular aos cultos e a outras reuniões. Sempre que nos tornamos descuidados com a igreja, todo o resto começa a desmoronar. 

Por que você não pode deixar de congregar, como é costume de alguns? 

1º - Você não é o corpo de Cristo isoladamente, você precisa de outros para expressar essa condição. Como você vai afirmar que é um seguidor de Cristo, se não é comprometido com um grupo específico de discípulos? 

2º - Fazer parte da igreja ajuda a desenvolver “músculos espirituais” (Cl. 2.19). O isolamento produz a falácia. É fácil nos enganarmos pensando sermos maduros quando não há ninguém para nos contestar. A verdadeira maturidade se manifesta nos relacionamentos. Precisamos mais do que a Bíblia para crescer; precisamos de outros crentes. 

3º - Porque o corpo de Cristo precisa de você. Deus tem uma função específica para você desempenhar na sua família. Isso se chama “ministério”, e Deus lhe concedeu talentos para essa missão. 

4º - A família de Deus irá impedi-lo de decair (Hb. 3.13). “Não é da sua conta” não é uma frase cristã (Tg. 5. 16,19,20). Um benefício da igreja local é que ela também nos proporciona proteção espiritual. Onde você vai encontrar alguém disposto a te aconselhar e orar com você, senão na família da fé? (no boteco, boate, no mundo das drogas ou da imoralidade?). Satanás adora crentes afastados, desligados da vida do corpo, isolados da família de Deus; porque ele sabe que eles são indefesos e impotentes contra suas estratégias. 

Finalmente, vale lembrar que, a diferença entre visitar a igreja e ser membro da igreja está no comprometimento. Visitantes são espectadores que ficam à parte; membros se envolvem no ministério. Visitantes consomem, membros contribuem. Visitantes querem os benefícios que a igreja traz sem participar das responsabilidades (são como casais que querem viver juntos sem se casar). Se você já nasceu de novo, tornar-se membro de uma igreja local é o passo que vem naturalmente a seguir. Você se torna cristão ao se comprometer com Cristo, mas se torna membro de uma igreja local ao se comprometer com um grupo específico de crentes. A primeira decisão traz a salvação, a segunda traz a comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário