segunda-feira, 12 de março de 2012

A mensagem da Cruz x Loucura do homem

1        Co.1:10-17
Introdução
Apesar de ser uma igreja que se via como espiritual (1 Coríntios 3.1) e de ser voltada para a busca de dons carismáticos (1 Coríntios 12.31; 14.1; 14.12), a igreja de Corinto estava na iminência de dividir-se em pelo menos quatro pedaços. Paulo, ao escrever-lhes, menciona que tem conhecimento de quatro grupos dentro da comunidade que ameaçavam a sua unidade: os de Paulo, os de Pedro, os de Apolo e os de Cristo (1 Coríntios 1.11-12). A igreja de Corinto, com seu espírito faccioso e divisionista, a despeito de sua pretensa espiritualidade, ficou na história como um alerta às igrejas cristãs de todo o mundo, registrado na carta que Paulo lhes escreveu.
Elucidação
Para aprendermos a lição, devemos primeiramente entender o racha que estava por acontecer naquela igreja. E não é um desafio fácil determinar com relativa certeza a natureza e identificação de cada um dos grupos mencionados por Paulo em 1 Coríntios 1.12.
Transição: As divisões na igreja: um retrato de hoje da loucura de Deus x loucura humana
Esboço:
1. Paulo faz as saudações iniciais e agradece a Deus por ele v.1-9
·         Do v.10-17 ele trabalha o tema das divisões na Igreja
·         Paulo coloca que ele tinha tomado conhecimento deste problema que estava acontecendo na igreja. “Rogo meus irmãos pelo nome de Jesus Cristo”. Mostra a importância que Paulo ver a Igreja de Jesus Cristo
·         Eu quero que vocês falem todos a mesma coisa. E pedir de mais que todos dentro de uma igreja falem a mesma coisa, mas nos pontos essenciais da fé cristã deve haver uma unidade, intereza e coesão. Isso caracteriza a igreja universal de Cristo. Deveriamos concordar e acreditar nas mesmas coisas. O que realmente é essencial e importante para que todas as igrejas pensem em comum acordo
·         Os pontos essenciais da fé cristã são desde o inicio o que foram trabalhados pelos apóstolos como a crença no único Deus, criador; do filho Jesus Cristo que foi encarnado, na pessoa do Espírito Santo, na morte e ressurreição de Jesus, no julgamento Final, no Reino de Deus, no perdão dos pecados, da volta de Cristo e da Vida eterna.
·         Com o passar dos anos a igreja expande estes conceitos, principalmente na Idade Média, mas com a Reforma protestante pontos ficaram mais claros como a unica mediação do Filho Jesus Cristo, a justificação pela fé e não por obras, a Bíblia como única regra de fé e prática, etc.
·         Esses pontos são a base da igreja de Cristo, apesar de sermos diferentes e termos diferentes denominações todos aqueles que abraçam a Bíblia e a Jesus Cristo de todo coração são dignos do nosso respeito e amor
·         Paulo exorta dizendo que todos somos irmãos e deixa claro para que não haja divisões entre vós. É claro que as vezes é necessário haver sim divisões, quando a partir do momento que alguma igreja local se desvia destes principios apostólicos e reformados ela perde sua caracteristica de Igreja de Cristo e as pessoas tem mais que sair mesmo destas igrejas. Quando se afastam da palavra de Deus não dar mais. Lutero tinha esperança de reformar a Igreja Romana mais o papa mandou excomunha-lo.
·         De fato há momentos sim de divisão pois os principios que guiam a igreja já não são mais bíblicos e sim meros preceitos humanos de manipulação da massa crédula e exploração da gordura das ovelhas
·         Mas na verdade, se nenhum ponto teológico, ou alguma verdade esteja em jogo, deveríamos estar unidos, não deveria haver divisões, mas deveriam zelar pela unidade da igreja
·         Ele fala agora da necessidade da união de mente, união de disposição e união de opinião. Esse é o ideal de Deus para a Igreja. Para que isso seja possivel é claro que a igreja necessita de ensino para que os irmãos saibam em que eles devem crer para que eles possam ter a mesma disposição mental e atitude.
·         A palavra divisão no grego cisma significa rasgaduras, ou rasgaduras de um vestido. Ou seja, uma igreja dividida pode ser comparada a uma roupa que foi rasgada, dilacerada, onde forças opostas puxaram de um lado e de outro
·         A unidade da Igreja é algo muito precioso e que deve ser preservada a todo custo.
·         No v.11 Paulo informa porque ele esta dizendo isso. Pois ele foi informado por alguém da família de Cloe que foi até Éfeso onde Paulo estava e informa que a igreja de Corinto tão formosa em dons, em riquezas não tinham a mesma disposição mental e atitude
·         Paulo fica informado que há contendas, brigas, discussões entre os corintos. Afinal pelo que eles estavam discutindo? No v.12 Paulo diz que a igreja estava dividida em quatro grupos: os de Paulo, os de Apolo, os de Cefas e os de Cristo. Ao invés de uma igreja tinhamos quatros igrejinhas dentro de uma.
·         O primeiro é grupo de Paulo, e com certeza Paulo não apoiaria isso. Alías, independente do apoio dos lideres ou não as pessoas tem esse mau habito de sacramentar aqueles a quem admira e acabam fazendo um fã clube. Com certeza nenhum destes lideres citados buscaram glória para si.
·         Deveria alegar que Paulo era um grande apóstolo, a maneira como ele foi escolhido pelo Senhor, as visões e maravilhas com as quais Deus operava na vida de Paulo e etc. Não é errado termos bons exemplos, pois na verdade precisamos de modelos e o próprio Paulo fala muitas vezes de sermos seus imitadores como ele é de Cristo. A questão é que o problema não é esse mas é que tiramos qualquer possibilidade de aprender de mais alguem. Não há nada de errado admirarmos alguém, o problema é deixarmos de falar uns com os outros por conta disso;
·         O grupo de Paulo entrigaram-se com o grupo de Pedro, provavelmente judeus convertidos e ambos entrigaram-se com o grupo de Apolo, um pastor que passou pela Igreja depois de Paulo, eloquente e sábio. E em torno destes a igreja dividiu-se. Detalhe que não foi nem por questões de princípios cristãos, mas por simples tietagem, pois não havia uma diferença teológica significativa entre estes três lideres
·         Os “de Cristo” são notoriamente difíceis de se identificar. Embora a escolha do nome de Cristo tenha sido possivelmente uma reação ao partidarismo em torno dos nomes dos outros lideres. Eles se vangloriavam de que seguiam a Cristo somente, e não a homens, mesmo que estes fossem apóstolos. Paulo os teria criticado pela forma facciosa com a qual afirmavam esta posição aparentemente correta.
·         É provável que os membros do partido “de Cristo” eram os mesmos “espirituais”, um grupo na igreja que se considerava “espiritual” (cf. 3.1; 12.1; 14.37). Para eles, o conceito de ser “espiritual” estava relacionado com o uso dos dons espirituais, principalmente de línguas e de profecia. Este grupo, por causa do acesso direto que julgava ter a Deus, através dos dons, teria considerado desnecessário o ministério de Paulo, tinham-no em pouca conta, e mesmo queriam julgar a sua mensagem (1 Coríntios 4.3; 4.18-21; 8.1-2; 9.3).
·         Paulo faz pouco caso das suas reivindicações, e considera a igreja toda como sendo “de Cristo” (cf. 3.23; 2 Coríntios 10.7).
·         Nos v.13 e 14 Paulo exorta aos irmãos alegando que nenhum deles tem motivos de gloriar-se por ter Paulo como um ícone. Eles provavelmente se dividiram pelo fato de terem sido batizados por estes lideres, embora isso não seja provavel. Mas imagine Paulo dizendo dou graças a Deus por não ter batizado a vocês! Paulo como um bom pastor que era não batizou ninguém pois ele sabia o que as pessoas iriam fazer em torno de seu nome. Ele sabia que tinha prestígio e era muito conhecido mais não deu lugar para glória humana, pois lhe é bem claro que á glória é de Deus
·         Ele faz questão de lembrar que as únicas excessões são Crispo, Gaio e a casa de Estéfanas. Ou seja Paulo fundou a igreja, batizou os primeiros irmãos e apartir dali em diante não executou mais este serviço em Corinto para que não houvesse esses problemas
·         Isso é muito diferente no meio evangélico. Por que os líderes brasileiros tem buscado tanta glória para si? Porque estes não tem seguido o exemplo humilde destes homens que optaram por uma vida  diferente do comum deste mundo?! Hoje se promovem como apóstolos, bispos e hoje existe até os “paipostólos”. O culto, o louvor e adoração geram em torno de um “show da Fé” onde a figura destes lideres é mercantilizada. Há um marketing em torno do nome destes lideres, totalmente contrário a figura do apóstolo Paulo
·         Veja que tempos perigosos estamos vivendo no evangelicalismo brasileiros. Onde os cristãos já perderam e muito o bom senso; correm atrás destes altos entitulados lideres, uma tietagem, um culto a personalidade que não cabe na igreja de Jesus. Afinal o que são esses lideres, o que somos nós?! Apenas servos do nosso Senhor Jesus Cristo
·         No v.17 Paulo lembra que sua missão não é batizar, não que ele esteja desmerecendo o batismo pois é biblico e uma ordenança do Senhor, mas ele esta ressaltando que ele não está formando um grupo que gira em torno de sua figura para glorifica-lo, mas sua missão principal era pregar o evangelho. È para isso que os lideres são chamados para pregar o evangelho e não ficar buscando culto a si mesmo
·         O que acontece geralmente é que estes lideres quando possuem um grupo forte com pessoas em torno deles  saem e fundam uma outra denominação. No Brasil os evangélicos crescem mais por divisão do que por crescimento! O crescimento do número de evangélicos no Brasil é ilusório, pois o crescimento geralmente é uma reposição de lugares vagos (crentes desviados) por crentes de outras igrejas (proselitismo). Estamos resumidos apenas a um grupo sério candidato a desviar-se, pois lideres despreparados e com sentimentos facciosos estão cheios dentro das igrejas. Nosso crescimento não é sádio mais um problema sério
2.      Agora que estamos a par da situação de Corinto vamos entender o que Paulo ira fazer para resolver este problema. Apesar de convertidos os corintios ainda funcionavam com uma mentalidade carnal do mundo. Os corintios por serem gregos eram grandemente influenciados pela filosofia grega. Era muito comum no meio deles terem uma escola de pensamento que carregava o nome de seu lider, então tinhamos os aristotélicos, os epicureus, os platonistas, socráticos, etc. Pessoas naturais tem seus ídolos. Vão a shows, compram camisas, fotos, cartazes, etc; os corintos não era diferentes.
·         Os corintios simplesmente transferiram seus idolos gregos para os nobres cristãos. A questão é que quando eles faziam isto eles não estavam compreendendo o caminho da cruz de Cristo O caminho da salvação que a Bíblia nos traz não a figura de um filósofo inteligentíssimo e cheio de conhecimentos e glória, mas a de um carpinteiro nascido em uma manjedoura que foi pendurado numa cruz – uma figura de humilhação. O caminho de Deus é diferente. Aquilo que o mundo exalta é o que Deus despreza, e aquilo que Deus exalta o mundo despreza.
·         A cruz de Cristo – A cruz de Cristo é um golpe na soberba humana. As divisões em torno de celebridades é totalmente contrário ao espírito cristão. Nos v.18-20 ele deixa claro que o próprio Deus confundiu a sabedoria dos sábios e entendidos por causa da soberba dos filósofos. Por que eles se vangloriavam com a sabedoria deste mundo visto que Deus a tornou loucura (vejamos v.18-25). A filosofia nada pode falar de Deus pois somente pela REVELAÇÂO é que Deus pode se mostra, se descobrir para o homem. Paulo põe em questão o sistema de filosofia humana que busca respostas que não tem como tê-las,ou seja o que a filosofia humana pode nos ensinar no que desrespeito a unidade do corpo de Cristo? Estes apenas ficam tateando no escuro, pois somente Deus pode revelar-se. Deus poderia simplesmente rasgar os céus e aparecer mostrando toda a sua glória mais ele fez uma escolha: “salvar aos que crêem pela loucura da pregação”, exatamente para abater os soberbos deste mundo e somente os humildes de coraçãos venham a conhecê-lo de verdade.
·         Foi esta vontade de Deus. Escolheu em meio a todo o mundo um povo e deste povo uma terra pequena no Meio do Oriente Médio no meio da Judéia de uma familia desconhecida, simples, pobre e que sobreviviam apenas com a profissão passada de geração a geração (carpintaria) e de lá veio o salvador do mundo...que loucura! Para humilhar os sábios, para quebrantar os arrogantes e acabar com esta sabedoria que nunca chegará a Deus
·         Os judeus buscavam sinais e Deus lhes dá em resposta o Cristo crucificado, os gregos buscaram a filosofia e no Areópago eles vaiaram Paulo pois consideravam bobagem (v.23-24). Mesmo que Deus dê um excesso de loucura ele é mais sábio do que os homens e o Cristo crucificado sendo fraco é mais forte que os homens.
·         Olhe entre si, porque Deus resolveu escolher você para serví-lo? Por acaso temos nobres de sangue azul aqui dentro?! Temos senadores! Deputados! Professores de universidades com PhD, oDD, PDF! Funcionários públicos! Ou pessoas do alto escalão das forças armadas brasileiras! Por acaso algum de vocês tem sua vida mostrada em uma revista como a CARAS! Olhem bem entre vocês mesmos...Somos pessoas comuns e Deus escolheu a você! Por que você: 1) para confundir os sábios. Como podemos explicar que 12 homens pescadores mudassem o mundo em menos de 300anos? Somente o poder de Deus por meio de mãos simples e humildes operará maravilhosamente (v.26-31). A nossa glória está em Deus.

Conclusão
·         Hoje é comum vermos o rastro de perda que a divisão causa dentro das igrejas.Parafraseando um trecho de um hino do cantor cristão: “ Muitos que antes corriam bem, hoje não estão conosco. Há outros que seguem, mas porém frios e sem amor estão”.
·         Hoje é tempo de revermos nossas atitudes. Como temos visto a nossa fé dentro da igreja. Somos unidos até que ponto? Por que não temos a mesma disposição mental e atitude? É momento de buscarmos uma unidade de atitude e mente submissa ao estudo correto da tradição bíblica apostólica.
·         Você que está em em meio a esta situação, ou que não toma uma posição diante de Deus por causa destes problemas comuns dentro da igreja cristã, lhe convido a tomar um novo rumo na sua vida, pois nesse novo dia Deus te convida a mudar a sua sorte por meio desta palavra fazendo convencer o seu coração diante de sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário