quinta-feira, 18 de outubro de 2012

7º Encontro de Homens Batistas Nacionais do Portal

Buscando manter uma consciência pura

"..esforço em manter uma consciência pura diante de Deus, e dos homens..."

Atos. 24:16


O que seria ter consciência?! Muitos dizem que é ter ciência do que fazem e as responsabilidades dos atos cometidos, ter ciência de si mesmos. Na teoria sabemos que isso, mas na prática nossas consciências nos enganam! somos carentes, depravados, corruptíveis, egoístas, uma mente reprovável.... Essa condição é fruto do pecado (todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3:23).




Penso se de fato o que pensamos e fazemos são coisas boas ou nossas escolhas são condicionadas a nossa natureza de pecado, ou seja, nossa consciência não está "pura" no sentido de fazer escolhas e tomar atitudes nobres! "tudo que o puro vê é puro, mas o ímpio só vê impureza e desgraça, pois sua consciência é corrompida..."(Tt.1:15 - tradução livre).

Vemos as coisas como queremos ver e isso as vezes implica uma tendencia pessoal no olhar, por que não dizer julgadora e intencional as vezes! Admitirmos que precisamos reconhecer a macula que o pecado ocasionou em nós é o primeiro passo.

Nossas consciências são mentirosas e cauterizadas (2Tm 4:2), por nossas próprias forças podemos até ter a boa intensão de levar nesta vida um padrão ético e moral elevado, quem sabe até viver como um religioso, mas veremos a vida como uma folha em branco com um pequeno furo no meio, que por mais que nos aproximemos para visualizar melhor, só teremos um olhar distorcido e deturpado da realidade a nossa volta.

Maldito o homem que confia na força do seu braço!... Por isso que o apóstolo Paulo aconselha a nos esforçar para manter uma consciência pura diante de Deus e dos homens...Uma consciência restaurada e transformada é o que precisamos "...uma consciência purificada pelo sangue imaculado de Jesus..."(Hb 9:14). 

Se esforçar implica uma constância no processo de santificação que todos nós precisamos, a cada dia podemos dar um passo para frente ao invés de retroceder! 

O sentimento de culpa que por muitas vezes carregamos tem, em Deus, uma expectativa de arrependimento, "...uma tristeza segundo Deus..." como diria Paulo. É na consciência de que somos pecadores e carentes desta glória divina que podemos ter a esperança de viver dignamente diante dos homens e de Deus.

Deus em Cristo nos abençoe

Pr. Jofre Macnelli



Nenhum comentário:

Postar um comentário