quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31/10 - Comemorações do Dia da Reforma Protestante


Teologia Reformada


            Todo protestante basicamente proclama a mesma mensagem: A palavra de Deus está acima de todas as tradições humanas, a salvação acontece pela graça mediante a fé somente, todo cristão verdadeiro é sacerdote de Deus e não há necessidade de nenhum outro mediador senão o próprio Jesus Cristo.
·         Só a graça e a fé = a salvação pela graça mediante a fé somente =  fé nos méritos de Cristo
·         Só a Escritura = as Escrituras acima de todas as demais autoridades da fé e da prática cristã
·           Cristo = Cristo como o centro da pregação e o exemplo a ser seguido.
A teologia reforma tem como base levar a igreja de Jesus Cristo de volta aos verdadeiros alicerces do Novo Testamento
Na primeira geração, a teologia cristã protestante teve quatro ramificações:
·         Luterana (alemães)
·         Reformada (os suíços)
·         Anabatista (Reforma radical)
·         Anglicanos (Inglaterra)

A Suficiência da Escritura

Primeiro, é necessário compreender o que a SOLA SCRIPTURA faz e o que ela não declara. O princípio Reformador da SOLA SCRIPTURA associa-se à suficiência da Escritura como nossa autoridade suprema em todas as questões espirituais. SOLA SCRIPTURA significa simplesmente que toda verdade necessária para nossa salvação e vida espiritual é ensinada tanto explícita como implicitamente na Escritura.
Não se pretende que toda verdade de todo tipo seja encontrada na Escritura. Os defensores mais ardorosos da SOLA SCRIPTURA admitem, por exemplo, que a Escritura tem pouco ou nada a dizer acerca das estruturas do DNA [ácido ribonucléico], microbiologia, regras da gramática chinesa ou a ciência dos foguetes interplanetários. Esta ou aquela “verdade científica”, por exemplo, pode ou não ser realmente verdadeira, pode ou não ser abonada pela Escritura — mas a Escritura é uma “Palavra mais segura”, mantendo-se acima de toda outra verdade em sua autoridade e exatidão. Ela é “mais confiável”, de acordo com o apóstolo Pedro, do que os dados que conseguimos de primeira mão por intermédio de nossos sentidos (2Pe 1.19). Conseqüentemente, pois, a Escritura é a autoridade mais alta e suprema acima de qualquer matéria em que ela se manifeste.
Há muitas questões importantes, porém, sobre as quais a Escritura silencia. SOLA SCRIPTURA não diz o contrário. Nem advoga que tudo o que Jesus ou os apóstolos ensinaram está preservado na Escritura. Ela tão-somente indica que tudo o que nos é necessário, tudo o que se acumula em nossa consciência e tudo o que Deus requer de nós é proporcionado pela Escritura.
Além disso, somos proibidos de acrescentar ou retirar palavras ou conceitos da Escritura (cf. Dt 4.2; 12.32; Ap 22.18,19). Fazê-lo é pôr sobre os ombros das pessoas um fardo que o próprio Deus não tencionou que elas carregassem (cf. Mt 23.4).
A Escritura é, portanto, o padrão perfeito e único de verdade espiritual, revelando infalivelmente tudo o que devemos crer para nossa salvação, e tudo isso devemos fazer para glorificar a Deus. Isso - nem mais, nem menos - é o que SOLA SCRIPTURA ensina.
A Confissão de Fé de Westminster define a suficiência da Escritura nestas palavras: “Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser deduzido dela. À Escritura nada se acrescentará em tempo algum, nem por novas revelações do Espírito, nem por tradições dos homens”(1.6).
Os Trinta e Nove Artigos da Igreja Anglicana incluem a seguinte declaração sobre SOLA SCRIPTURA “A Escritura Sagrada contém todas as coisas necessárias à salvação: de modo que tudo quanto não for lido nela, nem puder ser provado por meio dela, não deve ser requerido de nenhum homem” (artigo 6).
Portanto, SOLA SCRIPTURA proclama simplesmente que a Escritura é suficiente. O fato de Jesus ter feito e ensinado muitas coisas não registradas na Escritura (Jo 20:30; 21:25) é totalmente irrelevante para o princípio da SOLA SCRIPTURA. O fato de a maioria dos sermões dos apóstolos nas primeiras igrejas formadas não terem sido escritos e preservados para nós não diminui em nada a verdade da suficiência bíblica. O que é certo é que tudo quanto é necessário está na Escritura — e estamos proibidos de ultrapassar o que está escrito (I Co 4.6).
Como outros capítulos neste volume têm demonstrado e demonstrarão, a Escritura invoca para si mesma essa suficiência e em lugar algum mais nitidamente do que em 2 Timóteo 3.15-17. Um breve resumo dessa passagem é apropriado também aqui. Em resumo, o versículo 15 afirma que a Escritura é suficiente para a salvação: “...desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” O versículo 16 declara a autoridade absoluta da Escritura, a qual é “inspirada por Deus” (em grego, theopneustos) e útil para a nossa instrução. E o versículo 17 diz que a Escritura é capaz de equipar o homem de Deus “para toda boa obra”. Portanto, a afirmação de que a Bíblia por si mesma não ensina SOLA SCRIPTURA é simplesmente equivocada.

Fonte :Sola Scriptura – 1995, Soli Deo Gloria Publications. – 1a Edição – 2000
Joel Beeke, John Armstrong, John MacArthur Jr., 
Michael Horton, RC Sproul, Sinclair Ferguson e outros.
Tradução: Rubens Castilho - EDITORA CULTURA CRISTÃ

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