quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Dia do Pastor Batista - 2º Domingo do mês de Junho






A excelência do ministério pastoral posta a prova 


Ezequiel 34.1-10

Mateus 9.36 

O ministério pastoral é algo excelente e que deve ser almejado.
“Fiel é esta palavra: se alguém as pira ao episcopado, excelente obra almeja”.
1 Timóteo 3.1 

É importante sabermos que “a graça de Deus é concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”. Efésios 4.7


O ministério pastoral não é uma mera ocupação representativa, destituída de significado e atitudes, mas como dom que Deus “mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outras para evangelistas e outros para pastores e mestres”. Efésios 4.11   

A figura do pastor não é tido como figura de renome e glória. Pelo contrário, Paulo declara “a mim me parece que Deus nos pôs a nós, em último lugar, como se fossemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens”. 1 Coríntios 4.9  

Somos considerados como loucos por causa de Cristo, mas essa loucura não esta nas atitudes insanas, porém na mensagem que proferimos e vivemos.

Somos servos, fomos chamados para servir, para conduzir outras ovelhas a Cristo. Paulo mais uma vez afirma: “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”. Efésios 4.12  

No entanto sabemos que esse excelente ministério tem sido levado por muitos com muita negligência e egoísmo.Todos os dias somos postos a prova para ver se permanecemos fiéis. O texto de Ezequiel 34.1-10 reflete exatamente aqueles que venderam todos os seus princípios, ética e valores para negociar o inegociável, mudar o imutável, por a vergonha e ao escárnio o nome e a função pastoral. 

Julgamento dos Pastores  Negligentes e Egoístas 

1. Pastores que apascenta a si mesmos, sem se quer importar com a necessidade alheia, não pastoreiam ovelhas mas seus próprios interesses.

2. Comem da gordura(ou coalhada) e se vestem da lã. Seus interesses são egoístas. Manipulam as ovelhas para obter delas o máximo de seus interesses pessoais.  

3. O versículo 4 os cinco casos de negligência destes pastores:

A fraca não fortalece

A doente não cura

A quebrada não liga

A desgarrada não vai atrás

A perdida não busca 

4. Domina as ovelhas com rigor e dureza, ou melhor dizendo com manipulação barata; sentimento de culpa e graça barata.

5. Sobre eles virá o juízo reto do Senhor. 

Assim diz o Senhor Deus: Eis que estou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de pasto”.
Ezequiel 34. 10  

As vezes temos medo de questionar a figura do pastor por exatamente, alguns deles, se apresentarem como inalcançáveis, perfeitos, irrepreensíveis e inerrantes.

O pastor é posto a prova todo dia para poder ser aprovado, muitos acham que são pastores, outros pensam que são pastores, outros se chamam pastores, todavia a verdadeiro ungido de Deus não se esconde por trás do título, Ele é convocado por Deus.

O pastor é uma “ovelha” que foi destacada das demais para guiá-las. Não é um anjo  que se encarnou, ou muito menos um ser humano que se divinizou.

Ele é um homem, uma ovelha, um servo, um verme diante da glória de Deus.

Parabéns pastores,
Pr. Jofre Macnelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário