segunda-feira, 23 de abril de 2012

Momento Missionário - Pr. Moisés Suriba


Dakar, Abril, 2012.

“Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.” Salmo 34.8

Queridos irmãos,

Que o Senhor os alegre sempre o coração e os fortaleça para continuar a corrida que Ele nos propõe, para seu povo, sua igreja.

Nossa gratidão pelas orações, amizade, apoio, enfim, qualquer outra ação da parte dos irmãos para conosco que seguimos no campo missionário. Que o Senhor mantenha este elo firme, que esta corrente não se rompa.

A formação Bíblica em Dakar:
Continuamos nossa caminhada no Senhor.
Temos ouvido de outros irmãos que têm demonstrado interesse de seguirem nosso programa de formação. Que o Senhor os encorage a começar e a continuar até o fim.

Bamaco:
No mês passado, estive em Bamaco para mais um módulo da escola bíblica. O módulo sobre “A Igreja Primitiva”. Tendo deixado a capital, dois dias depois, o país entrou em crise política. O Senhor guardou nossa entrada e saída.

Visita a uma aldeia:
Nesta semana passada, estivemos, Marcia e eu, com nossos colegas de equipe, Henrique e Rose, visitando uma aldeia não longe de Dakar. Que o Senhor nos dirija, como equipe, e nos leve à novos passos em Seu campo. Que Ele nos dê, também, a graça de ver novas aldeias sendo alcançadas com o evangelho de Jesus Cristo.

Gratidão e Súplica:
Queridos, em nossa última carta de oração, comentamos sobre o primeiro turno das eleições no Senegal, que passou na paz e pedimos oração pelo Mali e Guiné Bissau.
Repetimos a mesma razão de louvor e intercesão: O Senhor guardou nosso país do Senegal de uma crise política. Temos um novo presidente e que o Senhor o leve a avançar no Seu temor.
Quanto ao Mali e à Guiné Bissau, continuemos orando. Estes dois países que nos fazem fronteira, estão passando por momentos difíceis politicamente.
 

Outros motivos de oração:
- Pelos alunos que seguem na escola bíblica, em Dakar, no interior do Senegal e em Bamaco, Mali. Que o Senhor leve cada um a crescer no conhecimento da Sua Palavra e a avançar como um obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar.
- Pela nossa família: Marcia, Josué, Ana e eu. Que o Senhor nos fortaleça e nos supra para continuar a caminhada.
- Por nossos colegas de equipe, Henrique e Rose e filhos.
- Pelas igrejas e irmãos que nos acompanham aqui, pela nossa agência missionária (JAMI-CBN) e pelos nossos irmãos, Pr Ronald e irmã Cecília e toda a equipe que trabalha com eles.

Queridos,
Que o Senhor os abençoe ricamente.

Moises, Marcia e Josué
Missionários no campo africano com a Jami – Cbn e você.
“Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão.” Salmos 67.7

Fotos: A do centro é da turma de estudantes do período da noite.
A da direita é da Marcia numa reunião da célula da igreja que participamos.

--- o ---

POR AMOR DE SIÃO

Moises Suriba

“Por amor de Sião não me calarei e, por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa.” Is.62.1

O profeta está falando de Sião, de Jerusalém, do povo de Deus, uma nação livre da escravidão do Egito, a quem o Senhor dera um território, uma capital, um templo, e alí, estabelecera o seu nome e fizera morada de sua glória.

Os filhos de Coré cantavam a grandeza de Sião: “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus. Seu santo monte, belo e sobranceiro, é a alegria de toda a terra; o monte de Sião, para os lado do norte, a cidade do grande Rei. Nos palácios dela, Deus se faz conhecer como alto refúgio.” 
Sl.48.1-4:

Mas, em Isaías 62, não é este “quadro de glória” que contemplamos. O profeta fala de uma cidade chamada de “Desamparada”. Ele faz menção de uma terra denominada “Desolada” e de um tempo em que o alimento produzido ali, seria levado para alimentar os seus inimigos; e o vinho, fruto das fatigas daquele povo, seria bebido pelos estrangeiros. Os caminhos para Sião? Cheios de buracos e de pedras.

A cidade do grande Rei, veria o seu momento de cativeiro, de tristeza, de dor, de sofrimento, de desolação e de abandono.

Mas, este lamento não se ouviu somente daquela cidade.
Deus criou o homem para sua glória. Seu projeto é de ele que avance de glória em glória e que seja transformado à imagem do seu Filho.
Então... olhe à sua volta. O que você vê? Uma multidão de pessoas segundo a imagem de Jesus Cristo? Não, não é isto o que temos visto pelas ruas da cidade.

“Desamparados” moram em nossos bairros. “Arruinados” caminham nossas ruas. “Desolados” são nossos vizinhos. Espere! Você está vendo o que o profeta Isaías viu, olhando para Jerusalém?

O profeta não se deixou levar pela grandeza das muralhas, a beleza do templo... tudo passaria.
Ele não se ilude com as “miragens no deserto”. Ele compreende que a cidade avança para o caos.
E ele sabe que o único que poderá mudar este “quadro quebrado” é  o Senhor.

Seria diferente hoje? Claro que não! Somente Deus pode reconstruir nossa cidade, nossa vida, a vida de nossos amigos, a nossa casa, a nossa família.

O que fazer então? Segue aqui a decisão do profeta a compreensão de uma cidade arruinada.

“Por amor de Sião não me calarei e, por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa.”

Sem desespero, sem despreso, sem rancor ou ódio contra a cidade, ele busca em Deus a solução: “Por amor de Sião não me calarei... até que...”

É isto que estamos fazendo?
Até quando o faremos?
Não, não pare agora.

Busque, busque até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa.

Ponha-te na brecha da muralha ou sobre as ruínas de sua “cidade” e ore.
Animations GRATUITES pour votre messagerie - par IncrediMail! Cliquez ici!

Nenhum comentário:

Postar um comentário